STJ – Pesquisar Jurisprudência – Utilizando os Operadores

PIN

Operadores lógicos

  • Pesquisando operadores: cada conjunto de operadores são três – lógicos – são 3. “e”, “ou” e “não”. Começa com o operador “E”. Dá ideia de adição. O aresto terá que ter todas as palavras inseridas. Direito, penal, roubo, crime.  Vem um monte. Não está limitando distância entre palavras e mais nada. Virão todos os documentos na base de dados. Ex indenização danos morais por acidente de trânsito: 832 arestos.  O “de” poluiu tudo e o “por” também. Veio um monte de lixo.  Tirar “de”  “por” ficará mais adequado.  Ex: crime de ato obsceno. E o de também polui. O e é o operador “”padrão” do sistema.  Ele está na primeira tela. Para mudar tem que clicar noutro. Significa que não precisa inserir “e” entre palavras. É operador lógica importante padrão básico e muito amplo.
  • Segundo operador lógico é o OU e exige complemento – é alternativa. Uma coisa ou outra. Sorvete ou chocolate ou jujuba ou pastel. E não todos juntos como é no E. vou escolher um deles para comer. Será muito útil para pesquisa porque qdo existe “termos” que exigiriam duas pesquisas e faço mesmo tempo. Tb os pedidos alternativos.  Será pesquisado tudo de um termo e tudo do outro. Se pesquiso roubo serão 21.700 arestos. Coloco roubo furto 11420. roubo OU furto sobe o número.  Mas quando o aresto falar de ambos virá um só. Sempre ativar a regra plural em qualquer pesquisa.  Calunia ou injuria ou difamação. O sistema dará arquivos referentes aos três termos. Recurso ou insurgência ou irresignação 583 mil arestos.
  • O operador NÃO quer dizer algo que não quero. Está procurando um termo e só vem de uma matéria ou ministro. Procuro cível e só vem penal. Excluo tudo de penal. Como usar… Quero comer qualquer doce menos sorvete. Como jujuba chocolate pastel de goiabada mas sorvete não. O comando é este termo aqui me dê o resultado, mas não me traga os que tenham esse termo x ou aquele termo Z.  Me traga doce porém não me traga sorvete. Ex. crime contra honra 948 atesto.  Trouxe injuria tb.  Digito crime honra NÃO injuria. ENTRE CRIME E HONRA o e é automático como coloco o NÃO antes de injuria ele excluirá injuria.  Baixa para 680. outro ex. danos morais NÃO imóveis – EXCLUÍDOS serão todos os arestos com imóveis. Direito Processual NÃO civil. ELE só trará os arestos sobre direito processual penal. Resumo tem a lógica de EXCLUIR o que você não deseja, não trará.
  • Estão vistos acima os três operadores de LÓGICA (e ou não). 

E: é o mesmo que duas esferas se entrelaçando. Quero tudo que tenha o termo da primeira esfera (Z) e tudo que tenha o termo inserido na segunda esfera (Y).  O sistema dará todos os arestos que apareçam OS DOIS termos  Se inserir mais uma esfera e outro termo ele só dará aquilo que apareçam os três termos juntos.

OU: duas esferas separadas. Quero tudo que tenha o termo da primeira esfera e tudo que tenha o da segunda esfera, porém JUNTOS.  Se colocar mais uma esfera estará ampliado o campo porque mostrará o novo termo.

NÃO: dará tudo que tenha o termo inserto na primeira esfera e excluirá tudo que apareça em conjunto com o segundo termo que estiver na segunda esfera.  Se colocar mais um novo termo como exemplo quero o X mas não quero se aparecer com o Y e com o Z.

—o—

Operadores de Proximidade – são 5

  1. Outros operadores não lógicos em seguida.  Operadores de proximidade.  Procuro dois termos que estão mais próximos ou mais distantes entre si no bojo dos alinhavados do aresto.  Se usar COM tem que ter um vocábulo antes e outro depois. Objeto essencial de tudo que iremos trabalhar neste modulo.  Lembrar que distancia tem a ver com o resultado que eu pretendo obter. Partiremos do mais amplo ao mais restrito.
  2. O PRIMEIRO É O “E”. (este operador é de lógica e de proximidade). Ex responsabilidade desembargador. 2300 arestos. Ex recurso especial prazo 53.9mil. Especial e cordeiro
  3. O SEGUNDO É O “MESMO.  Os termos que procuro é a ordem que estou dando tem que estar no mesmo campo. Ex direito mesmo processual. Só trará direito processual no mesmo campo. Ex culpa ambiental objetiva.  Mudando para culpa mesmo ambiental mesmo objetiva.  Terei as três palavras pesquisadas no mesmo campo – EMENTA POR EXEMPLO.  Se estivessem no campo acórdão seria trazido. Se estivessem em notas também traria. O que ocorre é que no campo ementa tem mais informações por isso é mais comum nesse campo sem, no entanto, estar limitado. (o operador mesmo também aparecerá como operador de lógica, mas não abrir mão de usar como demonstrado acima).  Ex. reajuste fiscal município.  Reajuste mesmo fiscal mesmo município. Terei arestos com o resultado no mesmo campo.
  4. O TERCEIRO É “COM”.  No mesmo parágrafo. Quer mais proximidade e mais conexão. Poderá não estar na ementa. Mas é o mais comum. Ex. Reajuste Município 237 julgados.  Digitar reajuste COM município. VIRÃO arestos em que ambas as palavras estão no mesmo parágrafo, não importa onde — ementa, nota, informações complementares, fundamento legal, etc.  Outro exemplo. Consumidor vício produto: 266… (SEMPRE USANDO O PLURAL ACIONADO). Se mudar para consumidor com vício com produto.  Cairá o número de imediato.
  5. O QUARTO É “PROXIMIDADE” “PROX(n)”. Geram o operador PROX. A ideia geral é a mesma do próximo operador.  O “e” tem pesquisa não importa distância; mesmo no mesmo campo e com no mesmo parágrafo. E agora sou eu quem estabelece quantas palavras de distância uma da outra (tem que ter no mínimo dois termos) para o sistema me mostrar. Digamos os termos direito e penal, mas não quer que entre esses dois termos existam mais que 3 palavras. Se tiver mais que 3 nem me mostre.  Ou dizer até 10 palavras eu quero. Já tem o prox na tela. Clicando já vai para o campo de pesquisa. Por exemplo o número pode ser entre 2 e noventa e nove a equação matemática que aparece entre parênteses eu insiro o número que desejo de distância. Servidor prox6 disciplinar. Trará arestos com seis palavras de distância entre ambas. Se tirar o 6 e inserir o 15 ocorrerá o controle até 15 palavras no máximo. Qto maior o número que inserir maior o universo de pesquisa que estou procurando. Somente com o “e” as mesmas palavras resgatam 2.617 julgados. Se buscar com PROX6, encontrou 897. Reduziu um terço. Ele marcará em vermelho todas as palavras entre as que procuro e elas próprias.  “PROX(n)”. Se colocar PROX4 cai para 613.  PROX2 cai para 200 julgados.  Uma palavra está seguindo a outra nessa última busca.  Ao revés do 2 vamos para PROX(50). Daí vai para 1.600 julgados.  Vamos pesquisar ICMS inconstitucional. Com PROX2 encontra 232. Estamos buscando só em acórdãos, porém podemos fazer em decisões monocráticas.  Se pesquisar com PROX6 reduz a 52 arestos.  ICMS ele buscará também Imposto sobre Circulação de Mercadorias (tesaurus).  Não importa a ordem das palavras. Se ele encontrar as palavras pesquisadas mesmo invertidas ele mostrará. 
  6. O QUINTO É “ADJ(n)”. Significa adjacência; proximidade. A ideia é a mesma do anterior. A numeração tem que ter de 2 a 99. A diferença é que no prox não importa a ordem das palavras. Já no adj só resgatará os documentos naquela distância que você determinar com o número de palavras, mas obrigatoriamente naquela sequência de palavras na forma digitada. Ex. ICMS INCONSTITUCIONAL, nunca será INCONSTITUCIONAL ICMS. Este operador manterá a ordem das palavras inseridas. Invertidas ele não mostrará.
  7. Alcance dos operadores de proximidade.  No universo de julgados (uma bola) o “e” busca tudo. Mas quero algo mais restrito. Dentro do “e” eu tenho o “mesmo” uma bola dentro da bola maior. Quero algo mais restrito e tenho o “com” outra bola dentro da outra bola.  E dentro temos o prox e adj.  Outra bola dentro da bola anterior. Com duas setas. O prox tanto faz a ordem e o adj não, exige que seja naquela ordem. Teremos um monte de bolas uma dentro da outra.
  8. Operadores auxiliares.  É aquilo que orienta ajuda e apoia.  Eles podem vir em apoio a todos aqueles que já estudamos. Tanto logica quanto proximidade. Eles agregam não fazem distinção a nenhum tipo dos operadores estudados. Trazem benefício. São quatro.
  9. Operador auxiliar SIMBOLO “?”.  Como visto é uma pergunta. Dúvida. Pode ser util. Não sei se o termo tem uma letra ou outra letra.  Traga-me todas essas possibilidades. Quero otimizar tempo. Vai substituir uma ou mais letras. Vai pesquisar MENINO mas e se tiver documento também com MENINA e ambas serão uteis para mim. Não vou pesquisar cada uma. Poderia usar OU menino ou menina. Mas basta escrever MENIN? E sistema trará todos os termos que estiver MENIN e uma última letra seja ela qual for.  Se houver erro de digitação e estiver grafado MENINE ou MENINIX ele encontrará também.  Vejamos procurar NAVIO. Agora pesquiso N?VI? (NÃO DÁ MAIS DE LETRAS DO QUE ESTOU DESIGNANDO posso substituir mais de uma letra não está limitado).   UMA TERCEIRA seria DESCRIÇÃO.  Livremente 4.600 arestos. Tiramos o E o I e o A e o O. todas as vogais estariam retiradas. D?SCR?Ç??. Diminuiu para 793. D????????. Palavras com 9 letra, mas a primeira tem que ser D. ele dará 116000 documentos com as mais diversas palavras. 
  10. Operador auxiliar SIMBOLO “$”. Lembra dinheiro, mas longe disso. Tem vários sentidos no sistema e muito util. Traga o resgate de todos os termos após a inserção de dados. O cifrão está dizendo, mande me todas as palavras que tenha esse início de termo e não importa o que vem depois.  No cifrão não há restrição do número de palavras letras ou caracteres da palavra. Procura MENIN$ e encontrará MENINADA E TODOS OS PLURAIS meninos meninas ETC.   COLOQUE MENIN$ e pronto. Ele está no destaque como Último operador a utilizar. Se pesquisar INFORMA tem 662. Se pesquisar INFORMA$ vai A 464000 acórdãos.  Tem vários termos como informações e outros que serão acrescidos.  Digamos RETIDO RETIDA ou RETER ou RETENÇÃO. Com o ou procuraria tudo isso. Mas uso o início em comum que é RET acrescido de $; RET$ dará 49 mil.  Trouxe a palavra RETORNO porque está dentro da regra. Trouxe RETORNAREM  porque o início é RET.  Trouxe Retratação e assim por diante.   Se quiser restringir posso pesquisar junto RETID? RETI$. Vejamos Usufruto. Ou Usufrutuário ou Usufrutuaria  uso interrogação na última letra. Mas esse início usufruto é comum. Então apago e procuro usufrut$. Achou 342. Ou usufrutuar$.  Ele é extremamente útil dentro de todas as possibilidades que dá.  Se quiser limitar o recurso do $ ao um número de itens.  Exemplo DESCRIÇÃO como D?????????.  Mais simples coloque D$8.  qualquer palavra cuja primeira letra seja D e depois tenha até 8 letras.   Posso utilizar o ponto de interrogação com o número exato de letras.   D$3 terei palavras com quatro letras.  Mas não dará exata dará até aquele número de letras.  Usar $ número não é muito bom.
  11. Operador auxiliar SIMBOLO “PARENTESES”.  Muito útil. Ele faz um verdadeiro parêntese no discurso. Você intercala ele. Intercala o discurso com outro pedido.  Regras da matemática devem ser lembradas. Primeiro quero pesquisar RESPONSABILIDADE CRIMINAL, mas quero do ponto de vista objetivo e subjetiva.  Posso pesquisar em primeiro RESPONSABILIDADE CRIMINAL OBJETIVA e em segundo pesquisar RESPONSABILIDADE CRIMINAL SUBJETIVA. Mas com os parênteses posso pesquisar assim:  RESPONSABILIDADE -tem um E do sistema aqui- CRIMINAL -tem outro E do sistema aqui- (objetiva OU subjetiva).  De uma só vez pesquiso tudo.  Se tirar os parênteses ele trará os termos RESPONSABILIDADE MAIS CRIMINAL MAIS OBJETIVA OU SOMENTE OS QUE TENHAM SUBJETIVA. Os parênteses criarão uma situação implícita de pesquisar de uma só vez os documentos que contenham os dois. Quero todos os termos que tenham RESPONSABILIDADE CRIMINAL OBJETIVA SUBJETIVA. Ela me dará.  Digito (responsabilidade plus criminal plus objetiva ou subjetiva). Ou se pesquisar MILITAR (RESERVA APOSENTADORIA) PLUS É SIMBOLO +.   POR EXEMPLO PROCESSO DISCIPLINAR (CIVIL ou MILITAR).
  12. Operador auxiliar SIMBOLO “ASPAS”.   Mais útil que parênteses. Pesquisar “Código de Processo Civil” .  Vai trazer exatamente a expressão entre as aspas. Outro “processo administrativo disciplinar”. Terá exatamente isso.  Outro “servidor público estadual”.  TERÁ EXATAMENTE a expressão e nada mais além dela. Só servidor estadual não dará. É o princípio da pesquisa de lei. Você também pode pesquisar número. Por exemplo “206”. A vírgula é indistinta na pesquisa de número. Terceira possibilidade como isolar algum operador na pesquisa.  Se colocar pesquisa de “não” ele excluir o operador não e pesquisa o “não” que você deseja.
  13. Conclusão.  Operadores auxiliares auxiliam a pesquisa. Significa que aspas trarão possibilidade de escrever e pesquisar4 termos e expressões inteiras.  Parênteses quando utilizar operador de logica OU para eu pesquisar pesquisas que não se limite aqueles termos e para pesquisar termos que ficam fora dos parênteses antes e depois.  Cifrão vai trazer qualquer informação após aquele início de palavra pesquisada. E a interrogação é limitada a um caractere.  Vamos aprender a utilizar de maneira mais profunda. Todos misturados.
  14. Conhecer o assunto.  Qual o lugar aonde vc quer ir? Primeira info: se vc não tem conhecimento básico a luz da juris, esqueça a pesquisa livre e vá para a juris em tese, info de juris, info veiculadas. E depois você faz a pesquisa livre.
  15. Juntando os operadores. Sabemos que as coisas se misturam. Tem que saber o que o elemento significará. Lembrar cada um estudado. Lógicos proximidade e auxiliares. Vejamos a sopa. Posso utilizar o “ou”. Posso escolher a palavra FURTO ou ROUBO.  E determinar o número de distância para outra qualquer p. ex. AGRAVANTE. Vou inserir (FURTO ou ROUBO) PROX4 AGRAVANTE. Atenção O PARÊNTESE é operador auxiliar (já está pronto no sistema basta clicar).  Feita a pesquisa tem 113 documentos. Muito mais preciso. Outro caminho (FURTO ou ROUBO) ADJ4 AGRAVANTE.  Diminui para 74 arquivos.  Vamos complicar.  LITISCONSÓRCIO ATIVO PRESTAÇÃO DE CONTA INVENTÁRIO. Daí eu bolo LITISCONS$ (não colocarei entre aspas porque nada encontrará); se for utilizar as ASPAS não posso ter $. Ao contrário para várias formas do LITISCONSÓRCIO ou LITISCONSORTE eu coloco o $ e saio das aspas. Posso colocar um operador de proximidade e dizer que seja MESMO, COM ou PROX ou ADJ e até o E.  Então o que valerá muito será o ADJ (colocando 3).  LITISCONS$ ADJ3 ATIVO. PRESTAÇÃO DE CONTAS posso colocar entre ASPAS. Poderia colocar AÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS entre aspas. Mas o essencial seria “PRESTAÇÃO DE CONTAS”. É uma ideia. Outra ideia seria utilizar sem o “de” um operador de proximidade.  Como é muito comum utilizar PRESTAÇÃO DE CONTAS o melhor seria PRESTAÇÃO DE CONTAS ENTRE ASPAS. Ou PRESTAÇÃO ADJ3 CONTAS. O melhor é testar com um e depois com o outro. Aliás é melhor ir testando à medida que vai modificando a pesquisa e ver o número do refinamento dos resultados.  Já a palavra INVENTÁRIO. Primeiro amplio vejo o que tem de objeto e depois encontro as alternativas. Então LITISCONS$ ADJ3 ATIVO “PRESTAÇÃO DE CONTAS” MESMO INVENTÁRIO.  Como entre ativo e “prestação não tem operador o sistema pesquisará com o “E” que é automático.  Pesquisado apareceu 3 decisões monocráticas.  Faremos modificações para aumentar o espectro. Tiremos o ADJ e coloquemos o PROX pode ser alternativa. Podemos tirar o MESMO e deixar o E. veremos…. Também deu nenhum acórdão e aumentou para 7 decisões monocráticas.  Por que será?  Podemos tirar o PROX e deixar o E. pesquisado o resultado foi de nenhum acórdão e 9 decisões monocráticas. Vamos alterar. Tirando a palavra ATIVO e deixando o resto. Sabemos que litisconsórcio ativo é muito mais restrita. Veremos o resultado mantendo tudo com “E”. LITISCONS$ “PRESTAÇÃO DE CONTAS” INVENTÁRIO. A resposta continua nenhum. Porém ampliou para 35 decisões monocráticas.  Vamos ampliar.  Tiremos aspas e o  de LITISCONS$ PRESTAÇÃO CONTAS  INVENTÁRIO. A RESPOSTA foi nenhum acórdão, porém ampliou para 47 decisões Monocráticas. Nova fórmula  (LITISCONS$ OU INVENTÁRIO) PROX6 (ou COM ou MESMO) “PRESTAÇÃO DE CONTAS”.  Encontrado com (MESMO) 36 documentos. Utilizando o COM caiu para 26 documentos. E agora com o PROX6 caiu para 12 documentos. OUTRO EXEMPLO: (INVENTÁRIO OU “PRESTAÇÃO DE CONTAS”) COM/MESMO/PROX6 LITISCONS$ – resultado 38 arestos.  Resultado MESMO caiu para 20. Resultado PROX6 o resultado é somente 8.
  16. Continuando JUNTANDO OS OPERADORES.  ( OU ) NÃO  MESMO PROX COM ADJ E.  Usar ( ” ” )  ou ( $ ) QUE POSSO UTILIZAR DENTRO OU FORA DO PARENTESES. POSSO começar pesquisando genericamente e depois foi diminuindo fazendo um jogo com os redutores de proximidade acima. Eu brinco com os operadores de proximidade estão inseridos na minha pesquisa – eu mando.   Ex   PEN$ ADJ6 MILITAR . Se colocar o termo PEN$ PROX6 MILITAR – vai mudar. Na segunda ele inverte na primeira não. Ou posso “PENSÃO MILITAR” Só mostrará expressão exata.  Outra maneira. Caso que tenha acidente de trânsito atropelou pedestre que morreu e terá indenização aos familiares.  Vejamos os termos da pesquisa PENSÃO MORTE RESPONSABILIDADE CIVIL FILHO FILHA COMPANHEIRO COMPANHEIRA CÔNJUGE FAMILIAR.  PENSEMOS… No filho e filha  companheiro e companheira.   Restrinjo para: (FILH? OU FILH?S) COMPANHEIR? “RESPONSABILIDADE CIVIL” “PENSÃO POR MORTE” – pode ser também PENSÃO COM/PROX6 MORTE – E arrematar como: PENSÃO PROX6/COM;MESMO MORTE MESMO “RESPONSABILIDADE CIVIL” PROX6COMMESMO (FILH? OU FILH?S OU COMPANHEIR? CÔNJUGE FAMILIAR).   Mudando “RESPONSABILIDADE CIVIL”  COM “PENSÃO POR MORTE” COM e mantém os demais. Trouxe 12 documentos. Posso enfim na PENSÃO mudar para PENS$ para abranger PENSIONAMENTO. A opção Tesaurus consultada leciona para não utilizar PENSÃO POR MORTE e sim PENSÃO INDENIZATÓRIA para RESPONSABILIDADE CIVIL. Então MUDO para “PENSÃO INDENIZATÓRIA” entre aspas. Apareceu só julgados antigos.  Retiro as aspas de pensão indenizatória e mudo para PENSÃO PROX4 INDENIZ$ COM e mantém o resto. Assim por diante.  Trata-se de um jogo de opções que na medida em que altero e pesquiso a coisa fica mais interessante.
  17. Classe Processual – Recursos do próprio sistema na minha cara e despercebidos. Outros nem tão na cara e ajudam. PESQUISAS DE CLASSES PROCESSUAIS. Mais comuns e mais bem mandadas. Quero quais os entendimentos do STJ sobre um assunto, mas em que ser proferido em Recurso Especial, ou em Habeas Corpus etc.  São três formas. Tela PESQUISA LIVRE – descemos e exploramos PESQUISAS POR CAMPOS ESPECÍFICOS. Coloque na pesquisa livre a classe que quer pesquisar. Digamos assunto em RECURSO EM MANDADO DE SEGURANÇA. Verifique artigo 67 onde consta a siglas. RMS é a sigla do mandado de segurança. SEGUIDO DE CLAS. Se insiro antes DE RMS a palavra MILITAR ele me dará incontáveis decisões. Se quero em acordaos mudo para CLAP. Farei a busca por acórdão.  Ele trará os recursos e os decorrentes dele. AGORA MILITAR HC CLAB. OU COLOCAR (MILITAR OFICIAL) HC CLB terei o resultado. Terceira forma por extensão = coloco RECURSO ESPECIAL.DCLA. E faz a pesquisa. Coloco (MILITAR COM OFICIAL) RECURSO ESPECIAL.DCLA. Trará a pesquisa.   O mais utilizado será     .clap.   (acordaos)   .clas. (monocráticas). ENTÃO PESQUISO COM BCRA CLAP CLAS esses são os três buscadores.
  18. Resgatar número de processo –  noutro campo terá o andamento do processo. Mas Se pegar o número e jogá-lo na pesquisa de juris sairá a integra dele.  Vejamos. Página de juris e veremos. Agora no campo de baixo. Vou no Número e digito o número.  Clica abrirá o resultado da pesquisa.  Também posso copiar esse número no campo pesquisa livre, mas aqui será diferente porque terei outros documentos que veremos na pesquisa de legislação.
  19. ORIGEM – resgatar info juris de uma origem específica. Digamos julgados de um determinado estado da federação. Ex Paraná. Em pesquisa coloco a sigla da unidade PR colocar ponto UF. E dar ok ELE TRARÁ OS JULGADOS DO PARANÁ; …. PR.UF.   –  se quiser colocar termos de pesquisa antes, digamos DESVIO ou PECULATO ou ROUBO. Seguido de PR.UF… Quer AMBIENTAL ÁRVORES MESMO NO ACRE… .AC.UF  ETC…
  20. FUNÇÃO DO MINISTRO – de acordo com a função que o Ministro exerceu naquele julgamento. Ele pode ser relator, revisor, relator para acórdão.  Posso querer só os que ele foi RELATOR. Tem opções para cada função. PRIMEIRO  PESQUISA ESPECÍFICA – coloco o nome do Ministro que quero e pesquiso. Virão todos. Volto e percebo que ao voltar ele jogou para a pesquisa livre.  Com .min eu pesquiso em pesquisa livre. Posso na pesquisa específica colocar mais de um ministro. Quero julgado de um dos dois. Relativo a DESAFORAMENTO e pesquiso acho todos.  Voltando é preciso limpar para evitar erro.  Posso querer que seja relator para acórdão. Escolho ministro. Vai aparecer .min não mexe em nada. Coloco .raco  que significa relator para acórdão. Ou colocar .rev em que foi o revisor.  Posso colocar “nome do ministro” .rela e tenho todos os acórdãos. ARI.raco terei os acordaos em que foi relator para acórdão do ARI de tal…
  21. ÓRGÃO – pelo órgão julgador. Quero saber da segunda turma sobre determinada ação. Ou sobre a liberdade provisória a luz do entender da 6a. Turma. PESQUISA ESPECIFICO. Já tenho o campo órgão julgador. Vou selecionar a turma etc.. E coloco o tema RESPONSABILIDADE CIVIL coloco entre aspas porque quero exatamente. Pesquiso e encontrarei exatamente esse assunto só da segunda turma.  Quero LIBERDADE PROVISÓRIA entre aspas decidida pela 6a turma. Pronto. Enter e tenho na tela.  Posso mais de um órgão. Digamos HABEAS CORPUS entre aspas, em CIVIL analisados pela 3a ou 4a turma.  Clico em mais e seleciono a 4a. Turma (posso clicar em mais e selecionar 2a seção que é direito privado) e terei tudo que trataram sobre habeas corpus.
  22. EMENTA – quero resgatar mas não lembro data. Fácil posso procurar por intervalo de período. Foi em agosto de 2019. quero pesquisar os arestos da 2a seção daquele mês e tema. Em PESQUISA ESPECÍFICA Digamos PREVIDENCIÁRIO AUXÍLIO DOENÇA 2a turma coloco data – intervalo. Escolho se quero julgamento ou publicação. Sei que foi julgamento escolho e resgatará só julgamentos ocorridos naquele vácuo.  Colo o adj3 para que a distância seja 3. quero publicação eu mudo a opção e encontro também.
  23. ACÓRDÃO – info importante. Salto exponencial.  Analisamos operadores de proximidades mesmo com e adj prx. Em nenhum conseguia restringir qq ao campo ementa.  Agora vamos limitar só ao campo EMENTA porque é lá que muitas vezes quero.  São duas formas.  PESQUISA LIVRE o que quero da maneira que quero. EX. TERRA CESSÃO coloco entre parentes sem conectivo entre elas. Coloco .emen. E dá enter. Automaticamente terei a pesquisa.  Já resolve muito. Mas vem uma dica muito mais fácil. Em PESQUISA POR CAMPO ESPECÍFICO tem um campo EMENTA/INDEXAÇAO. Ele faz a mesma coisa que a PESQUISA LIVRE só que esse aqui só procura na ementa. Cha……  ENTÃO SE quero colocar fórmulas. $ prox4 MILITAR RESPONSABILIDADE acharei só na ementa. Hã…. Que legal. Se coloco VEÍCULO IPVA TRIBUTO. Ele pesquisará só na ementa somente. Tudo facilitado. É uma das melhores. É turbo agiliza e facilita.
  24. VEJA – ESTOU NA PESQUISA E SÓ QUERO ACORDAOS CUJO PLACAR tenha sido unanime. Ou só quero no âmbito criminal com a ordem concedida. Muito fácil. No pesquisa livre .acor quero unanimidade. HC.CLAP (unanimi .conced).  Outros exe”. MARIA DA  PENHA” HC. UNANIM. CONC. – REVER BEM ESTA AULA.
  25. NOTA – No sentido observação, uma nota.  PESQUISA ESPECÍFICA – embaixo tem NOTAS já tem várias elencadas. Acho diversas opções. Procuro a matéria dentro de RESPONSABILIDADE CIVIL EM CASOS NOTÓRIOS.  Já sai muita coisa.  Tem muita coisa.  P. ex. EMBARGOS DECLARAÇÃO ACOLHIDOS.  Indenização por dano moral já fixados. Acórdão com juízo de retratação. Ajudam bastante.
  26. REFERÊNCIA – CAMPO – JÁ TEVE necessidade de pesquisar juris de acordo com determinado dispositivo de lei. Ex. quero saber tudo sobre ARTIGO 205 DO CC. Que trata prescrição decenal. Ou artigo 206, par. 3 inciso I.  Como fazer. Ao invés de procurar os termos pelos operadores tem duas formas mais simples.  Primeiro: PESQUISA ESPECÍFICA. Tem o campo legislação. Posso colocar no campo norma e outros campos … Complemento com a norma que quero. Exemplo. CÓDIGO CIVIL artigo 205 ao clicar em norma já aparece série de opções. Tem a parte essencial – códigos – código civil de 2002 de 2016. clico em cód. civil (está em ordem alfa) clico na opção. Tem até sumulas vinculantes. Escolhido o cc 2002 não preciso inserir número de lei porque o cc está indicado. Vou na abreviatura de artigo e pesquiso o 205. clico em pesquisar e terei resultados e até sumulas.  Acórdãos em vasta quantidade.  Agora veremos artigo 206 par 3 inciso I do CC. Seleciono CC e coloco artigo 206 insiro parágrafo 3. inciso 1 (não pode colocar algarismo romano no campo de pesquisa porque lê como letra). Tem que colocar o número. Agora procurar determinada lei.  LEI com apelido serão só as grandes etc.  Qual o apelido da lei 8112?  Não tem (estatuto dos servidores públicos). Aqui o ponto essencial. Escolho o tipo de lei ORDINÁRIA por exemplo. É a lei comum. Vamos no campo número e coloco o número dele 8.112. clico em artigo 142.  se colocar o tipo de lei por engano (por exemplo lei orgânica não achará).  Clicado achará os acordaos do artigo 142. estará na referência legislativa. Várias decisões sobre o tema. A regra tem um inciso como não coloquei pesquisado não foi. Volto na pesquisa e coloco o inciso 1 e pronto acharei decisões só sobre o inciso 1.  se pesquisarei parágrafo p. ex. coloco a lei (número) ex. lei 8666 -dica se não quiser colocar número posso colocar LEI DE LICITAÇÕES (que é o caso). Procuro artigo 1 parágrafo ÚNICO nesse caso escreva ÚNICO.  O sistema achará os acórdãos que tratam disso.  Outro caso. Procuro algo sobre LEI DE CRIMES HEDIONDOS. Só que não quero colocar artigo. Quero institutos relacionados com a ppia lei. Clico em genérico sem opções e achará qualquer referência a essa lei não importando qual o artigo. Tudo aparecerá.   Quero mesma lei relacionado com ESTRUPO. Vou na pesquisa livre e coloco ESTRUPO depois vou na PESQUISA LIVRE e coloco a lei de crimes hediondos ele achará só os casos de estrupo.  Hipótese TORTURA.  Faço o mesmo caminho e acho os arestos.  O bom é que posso MISTURAR OS CAMPOS. Específico e pesquisa livre.  P. EX. LEI COMPLEMENTAR p. ex. 123 – do simples – pesquiso e acho 90 doctos a ela sem especificação. Agora vamos colocar GÁS LIQUEFEITO DE PETRÓLEO e quero saber sobre. Coloco na pesquisa livre GAS e repito a pesquisa e achará só dois arestos. Outro ex. CC 2002 artigo 206, par. 3 e que ver sobre cheque. COLOCO CHEQUE NA PESQUISA ESPECIAL e encontrarei só seis arestos.  Ação de cobrança em cheque prescrito prescreve quinquenal.  Podemos achar repetitivos.
  27. CAMPO LIVRE – As pesquisas de normas acima apareciam no campo referencias legislativas na resposta.  Mas tem outra. Quero encontrar ementas acordaos citando aquele artigo de lei que quero. Tenho que usar na pesquisa livre. Entendendo os operadores já disponibilizados e estudados chego lá.  Quero Artigo 22 da lei 8666/93. em PESQUISA LIVRE. Para pesquisar termo específico utilizo aspas. Coloco “22”. Mas posso após as aspas colocar o cifrão. “22”$. Vamos tirar o $ cai 4.000 acordaos. É mais específico sem o cifrão. Quero lei “8666”$ aqui o cifrão é legal. Porque todas as grafias que fizerem ao ano de 1993 virão também.  Então procuro “22”$ “8666”$.  Não achei nada em ementa. Só que o campo de pesquisa livre não se limita a ementa. Vai encontrar noutros campos. Então dessa forma não adianta. Tenho que colocar aproximação. Colocando prox4 resolve. Qualquer menção ao número 22 que esteja até 4 palavras de distância do número 8666. não encontro nenhum. Mas 12 monocráticas. Procuro o vermelho e acho.  Vamos testar o artigo 23 da mesma lei. Nenhum acórdão. Em monocráticas veremos artigo 23, lei 8666. tentando artigo 24 mesma lei.  “24”$ “8666”$. Lei 10406 (CC). Artigo “206”$ prox4 “10406”$.  Aqui tem como melhorar. Se colocarmos parênteses a opção do operador ou.  “206”$ prox4 (“10406″$ ou “10.406”$).  Outra formulação “112”4 prox4 (“8112″$ ou “8.112”$) agora achou 117.    Logo, uso os parênteses quando procuro o mesmo como duas opões.  Agora o artigo 23 da 8666.   “23”$ prox4 (“8666″$ ou “8.666”$).  Se quero um inciso no meio disso fica assim  “23”$ prox4 I prox4 (“8666″$ ou “8.666”$) ele pesquisa decisão no inciso do mesmo artigo 23 da mesma lei.
  28. PESQUISANDO SUMULAS – ou Enunciado de súmula.  Como procurar o texto da sumula.  Se souber o número da sumula. Em CAMPOS ESPECÍFICOS você tem número. Coloco 593 e pesquiso simples. Porém quero súmula lá no resultado clico em sumula e tenho o texto. Pronto.  Posso procurar no campo PESQUISA LIVRE.  Coloco o número lá pesquiso e vou no resultado SUMULA terei o resultado. Posso ir nas decisões e procurar algo com sumula.   E se não souber o número.  Mas sei o assunto.  Valor colocar na pesquisa livre.  ESTUPRO 14$ VULNERÁVEL e enter. Vai achar súmula as palavras que soltei.  Ao clicar no item da súmula há um link. Vou para os fundamentos da súmula da sua origem os seus precedentes que a embasam.  Para estudos é algo muito interessante. 
  29. PESQUISANDO DECISÕES MONOCRÁTICAS – é fácil resgatar o acórdão que terá mais base para minhas alegações. Mas quero em decisão mono. Em Pesquisa livre coloco minha pesquisa.  Embaixo no campo PESQUISA ESPECÍFICA tem vário tipos desativo todas e clico só em decisões monocrática.  Pesquiso TRIBUTÁRIO MUNICÍPIO ESTADOS GASOLINA pesquiso.  Para temas novos as decisões monocráticas serão muito uteis. Ganha a guerra antes de chegar ao campo de batalha. (planejando-a claro).
  30. RECURSOS REPETITIVOS E IACs – Artigo 1036 fala dos repetitivos e 947 fala do incidente de assunção de competência. O STJ tem um grau de relevância corte de sobreposição e esses institutos trazem com muito peso as decisões do STJ. Quero algo de repetitivos ou IAC (incidente de assunção de competência).  Vamos ver. PESQUISA DE JURISPRUDENCIA a esquerda temos REPETITIVOS E IACs. Clicando duas opções. Pode ser tanto por tema quanto por assunto. POR ASSUNTO. DIREITO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE. Clico e terei a decisão.  DIREITO BANCÁRIO: vários assuntos. Configuração da mora em contratos bancários. Aqui fez referência a um assunto. Já tivemos diversos julgados repetitivos. Entro e verifico o que tem. Pesquisando temas de recursos repetitivos. LADO ESQUERDO. Pesquiso e encontro vários. Posso querer os repetitivos afetados e não houve desfecho. Colo BANCÁRIO em pesquisa livre. Acho um aresto afetado e sem desfecho.
  31. CONCLUSÃO – agora tenho um índice em mãos para utilizar operadores para fazer a minha pesquisa. Parabéns pelo término.